Mundo

Portugal. PIB recuperou 13,2 por cento no terceiro trimestre

O Produto Interno Bruto (PIB) de Portugal recuperou 13,2 por cento no terceiro trimestre de 2020 quando comparado com os três meses anteriores, embora em comparação com o mesmo período de 2019 se tenha contraído 5,8 por cento.

Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), este avanço deve-se à reabertura progressiva da actividade económica depois do estado de emergência em Portugal no início da pandemia, que afectou maioritariamente os meses de Abril e Maio, levando o PIB a descer um histórico 16,4 por cento no segundo trimestre.

A procura interna favoreceu o aumento do PIB no terceiro trimestre quanto aos três meses precedentes, especialmente devido a um aumento do consumo privado.

Também se observou um crescimento das exportações de bens, que favoreceu o avanço do PIB.

Segundo a previsão do Governo português, antecipada no Orçamento para 2021, actualmente em debate, 2020 vai terminar com uma contracção da economia portuguesa de 8,5 por cetno.

A Comissão Europeia é mais pessimista, prevendo uma redução do PIB de 9,8 por cento, enquanto o Fundo Monetário Internacional (FMI) prevê uma queda de 10 por cento.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo