Curiosidades

Qual é a idade dos gatos em relação aos humanos?

Já se perguntou quantas velas você colocaria no bolo de aniversário do seu gatinho caso ele fosse um humano? A história de que os gatos envelhecem 7 vezes mais rápido do que nós é um mito!

Na realidade, nos primeiros anos de vida, o seu gatinho envelhece muito mais rápido que você e já vai alcançar a “idade adulta” após os dois primeiros anos. A partir daí, eles vão envelhecendo um pouco menos depressa. Saiba mais sobre a idade dos gatos comparada aos humanos, a expectativa de vida dos gatos e as fases de vida destes animaizinhos!

Como calcular a idade do seu gato?

hipercultura-idade-dos-gatos-01

A conta é simples: especialistas calculam que, geralmente, com 1 ano o seu gatinho tem o equivalente à 15 anos na “escala humana”. Aos dois anos ele já teria 24 anos! A cada ano após estes dois primeiros, basta adicionar 4 anos a mais. Ou seja, um gatinho de 4 anos de idade teria o equivalente a um adulto de 32 anos. Está com preguiça de fazer o cálculo? Vamos facilitar para você com uma tabela:

hipercultura-idade-dos-gatos-infografico

Contudo, alguns fatores devem ser levados em conta. Os gatos que ficam dentro de casa têm uma expectativa de vida muito maior se comparados aos gatos de rua e, portanto, envelhecem com menos rapidez.

Os gatos de rua, apesar de serem muito espertos e conseguirem se virar com as adversidades do meio, estão sujeitos a diversos tipos de perigos, tais como atropelamentos, doenças, infecções e fome.

Dessa forma, alguns especialistas contam que a partir dos dois anos de idade (equivalente a 24 anos na escala humana), os gatos que vivem fora de casa passam a envelhecer mais 8 anos se compararmos aos humanos. Ou seja, um gatinho de rua de 4 anos teria o equivalente a uma pessoa de 40 anos de idade.

Quantos anos tem o meu gato adotado?

hipercultura-idade-dos-gatos-02

Nós temos uma certa fixação em saber a idade dos nossos pets se comparadas a nossa idade, principalmente, para termos uma noção da expectativa de vida deles. Mas e se você adotou um gatinho e não sabe quantos anos exatamente ele tem? Bom, existem alguns indicadores de idade nos felinos:

Dentes: os dentes de um gatinho são um excelente indicador de sua idade. Os gatos mais velhos tendem a ter mais manchas nos dentes do que os mais jovens. Mas isso pode ser também um indicador da falta de cuidados do dono anterior. Os dentes de um gato começam a nascer entre duas e quatro semanas de idade, e o conjunto permanente aparece por volta dos quatro meses.

Se você tiver um gatinho com dentes branquinhos permanentes é muito provável que ele tenha cerca de um ano de idade. Alguns dentes amarelos no bichano podem ser um indicativo de que ele tenha entre 1 e 2 anos. Se o acúmulo de tártaro estiver presente em vários dentes, é provável que ele tenha entre 3 e 5 anos. Já a falta de dentes pode ser um indicativo de que o seu gatinho seja bem mais velho.

hipercultura-idade-dos-gatos-03

Tônus muscular: Gatinhos mais novos apresentam uma definição muscular maior pelo seu alto nível de atividade e energia. Por outro lado, os gatos mais velhos costumam ser mais ossudos e podem apresentar uma camada de pele a mais pendurada em seu corpo.

Pelagem: Este é um verdadeiro indicador da idade dos gatinhos. Os gatos mais novos possuem os pelos macios e finos, enquanto que os mais velhos podem apresentar os pelos mais espessos e até mesmo exibir tons de cinza e branco, assim como nós apresentamos no nosso cabelo com a idade.

Olhos: Gatos mais velhos comumente apresentam uma nebulosidade nos olhos e possuem a íris irregular. Se o gatinho tem os olhos claros e brilhantes, sem lacrimejamento ou corrimento, é provável que ele seja mais novo.

Qual a expectativa de vida dos gatos?

hipercultura-idade-dos-gatos-04

Persas, siameses ou vira-latas, a expectativa de vida média de um gato-doméstico criado dentro de casa é de 12 a 18 anos, muitos vivendo até os 20. Especialistas afirmam que a raça não define necessariamente se o seu gatinho vai viver mais ou menos tempo. O que conta na realidade é o estilo de vida que você proporciona a ele.

Uma alimentação saudável e balanceada, um ambiente estimulante e os cuidados com a higiene são fatores fundamentais para que o seu gato viva mais tempo com você. O acompanhamento veterinário para vacinação e tratamento de possíveis doenças é também primordial para prolongar a vida do bichano.

Mas qual é o gato mais velho que já viveu no mundo? Bom, isso nós nunca saberemos, mas Creme Puff, um gato doméstico do Texas é o gato mais velho já registrado pelo Livro dos Recordes! Ele viveu por impressionantes 38 anos e 3 dias!

As 6 fases da vida de um gato

hipercultura-idade-dos-gatos-05

Agora que você já sabe qual a idade humana do seu gatinho e a expectativa de vida dele, vamos ver quais as principais fases de vida que ele passará. De acordo com a instituição International Cat Care, os gatos apresentam 6 fases de vida, no qual vão sofrer amadurecimentos físicos e comportamentais. Confira quais são estes períodos:

  • Filhote (0 a 6 meses) – período em que o gatinho está crescendo rápido e geralmente não é sexualmente maduro.
  • Criança (7 meses a 2 anos) – neste período o gato geralmente alcança seu crescimento total e aprende como sobreviver no dia a dia.
  • Adulto (3 a 6 anos) – é neste momento que o seu gato será o mais desenvolvido nas questões físicas e comportamentais.
  • Maduro (7 a 10 anos) – neste período o seu gato está em uma idade comparada aos humanos em seus 40 e 50 anos.
  • Idoso (11 a 14 anos) – neste período o seu gato já é um vovô equivalente aos humanos em seus 60 e 70 anos de idade.
  • Super idoso (15 para cima) – muitos gatos chegam a idades superiores aos 15 anos e muitos não aparentam ser tão velhinhos.

Gostou deste conteúdo? Veja també:

Maine coon e outras raças de gatos gigantes!

Qual a idade dos cachorros em relação aos humanos?
 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Notamos que você usa um Adblock ativo!

A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso site. Por favor, deslique seu Adblock para que possamos gerar receitas através dos anúncios. Não vai sair do seu bolso. ;)