Cinema

séries nacionais estão deixando as novelas para trás?


Mas e as novelas?

Com um cenário tão favorável para as séries, o que ficou das novelas? Bom, elas continuam a existir e tem sua base de fãs, mas é inegável que ainda mais com a pandemia do Corona vírus o formato enfrenta dificuldades. Aqui vale apontar para como as novelas geralmente são conduzidas pela audiência e, com base em como o público responde à história, ela pode mudar de curso ou ser rearranjada… Algo que não está sendo possível no cenário atual. 

Para se ter uma noção de como funciona, em Caminho das Índias originalmente o casal que ficaria junto no final seria Maya (Juliana Paes) e Bahuan (Márcio García), mas os noveleiros de plantão gostaram tanto da química da mocinha com Raj (Rodrigo Lombardi) que o final foi reescrito para agradar. Agora, essa dinâmica terá que acabar, ou pelo menos, se adaptar e prova disso é a próxima novela das 21h, Um Lugar Ao Sol. Devido ao distanciamento social, a produção aproveitou e já gravou os 70 capítulos todos em 2020, o que permite que a novela não seja interrompida, mas também dificulta adaptações no enredo.

Mas não é só na dinâmica de gravação que as novelas estão  tendo que se adequar. Enquanto várias foram adiadas com a chegada da pandemia, outras tantas bombaram consideravelmente no streaming, principalmente no GloboPlay. Com quase 100 novelas no catálogo, o resgate de produções antigas fez sucesso: de janeiro a outubro de 2020, a plataforma registrou um aumento de 150% de horas consumidas em novelas em comparação com 2019. Algumas das de maior sucesso são: Roque Santeiro (1985), Brega & Chique (1987), Meu Bem, Meu Mal (1990) e Avenida Brasil (2012).

Mauro Alencar, especialista em teledramaturgia  e autor do livro A Hollywood Brasileira – Panorama da Telenovela no Brasil, acredita que o movimento de maratonar novelas já teve um forte predecessor: os livros. No final de 1800, as histórias eram publicadas em jornais e revistas, um capítulo por edição. Ao final, era lançado o livro completo em um único volume para quem quisesse ler tudo de uma só vez.

Ao que tudo indica, como os livros, a transmissão de capítulos separados primeiro na televisão e depois a obra completa no streaming é um dos caminhos para as novelas. No entanto, não é o único. A mudança promete ser marcada pela continuação de Verdades Secretas, minissérie que fez um grande sucesso em 2015. Com previsão para estrear em 2021, a expectativa é que ela saia primeiro no streaming, fazendo frente às tão amadas séries.


Fonte

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Notamos que você usa um Adblock ativo!

A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso site. Por favor, deslique seu Adblock para que possamos gerar receitas através dos anúncios. Não vai sair do seu bolso. ;)