Beleza

Sexo matinal pode fazer milagres por sua pele? Médicas respondem

Qual o segredo para uma pele maravilhosa? “Um orgasmo de manhã!”. É o que diz uma publicação que viralizou nas redes sociais esta semana. No post, a dermatologista Raíssa Santana conta os inúmeros benefícios do sexo matinal para a cútis. Ela explica que “quanto mais prazer, menos acne você terá, além de reduzir outros problemas de saúde como psoríase e rosácea”.

Quando o assunto é bem-estar, muitos especialistas já comentaram que há uma justificativa orgânica para explicar por que o sexo logo antes de levantar é uma opção melhor do que o noturno. Os principais responsáveis, nesse quesito, são os hormônios.

Quando liberados pela manhã, as substâncias orgânicas produzidas durante a relação sexual podem trazer benefícios ao longo do dia. “A dopamina e a endorfina, por exemplo, ajudam muito na melhora do humor e na melhor disposição para realizar atividades”, contou o terapeuta sexual André Almeida à coluna Pouca Vergonha.

Mas será que as vantagens se estendem à cútis? Para responder a questão, o Metrópoles conversou com três dermatologistas. Entre elas, a resposta foi unânime: embora não existam estudos científicos que provem a relação direta entre os dois fatores, tudo leva a acreditar que sim.

O cortisol, conhecido como “hormônio do estresse”, é um ponto-chave nessa questão. “Logo cedo, temos picos de alguns hormônios, entre eles o cortisol. Essa substância contribui para aumentar manchas e inflamações na pele, aumentando a acne e doenças inflamatórias. Por isso, quando estamos nervosos ou estressados, isso se reflete na pele”, explica a médica com especialização em dermatologia Marcelle Castro, da clínica Harmonittà.

Com a relação sexual, há uma diminuição no nível desse hormônio, contribuindo para um aspecto mais saudável da cútis, de acordo com a especialista. Ela ressalta ainda o aumento do estrogênio, diretamente ligado à produção de colágeno.

“Essa substância também é responsável pela beleza, viço da pele, cabelos e unhas”, completa a dermatologista Fernanda Seabra. Outro fator importante nessa equação é a dilatação superficial dos vasos, deixando a cútis com aspecto mais saudável. A atividade sexual aumenta a oxigenação e a presença de nutrientes para os tecidos como a derme”, de acordo com Fernanda.

0

Corpo saudável, pele maravilhosa

Some a todos esses benefícios a ativação do sistema linfático. Ele ganha destaque durante a relação sexual e atua desintoxicando o organismo, enquanto contribui para acabar com a retenção de líquidos.

“O suor, como na atividade física, também desobstrui os poros, ajudando a eliminar o sebo acumulado”, conforme explica Laís Leonor, dermatologista da clínica Dr Andre Braz. Claramente, benefícios não faltam.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Notamos que você usa um Adblock ativo!

A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso site. Por favor, deslique seu Adblock para que possamos gerar receitas através dos anúncios. Não vai sair do seu bolso. ;)