Tecnologia

Sony enfrenta processo por limitar compra de jogos

A Sony Interactive Entertainment LLC está aparentemente sendo processada por administrar um monopólio ilegal ao restringir as compras de jogos do PlayStation à sua loja interna. A notícia foi fornecida por um consumidor que ingressou com a ação na justiça.

sony-enfrenta-processo-por-limitar-compra-de-jogos
Imagem: The Enemy

De acordo com um relatório da Bloomberg, a gigante japonesa de tecnologia pode estar enfrentando um processo de ação coletiva por jogadores que declararam que a empresa parou de permitir que terceiros, como Amazon, Best Buy e Walmart, vendessem códigos de download para jogos de PlayStation há dois anos. Isso permitiu que a Sony PlayStation Store se tornasse a única fonte oficial de compra de qualquer jogo digital do PlayStation. Ou seja, criando um monopólio no mercado.

Processo enfrentado pela Sony por limitação de compra de jogos (suposto monopólio)

De acordo com os consumidores que propuseram o processo, o monopólio da Sony permite cobrar preços supracompetitivos por jogos PlayStation digitais, que são significativamente mais altos do que seus equivalentes físicos vendidos em um mercado de varejo competitivo, e significativamente mais altos do que seriam em um mercado de varejo competitivo para jogos digitais. As fontes acrescentaram que os consumidores podem acabar gastando até 175% a mais com jogos para download do que os mesmos que possuem um disco. Ou seja, além de monopólio, a empresa estaria cobrando muito mais caro pelos títulos de jogos.

As acusações serão apuradas e a empresa pode enfrentar um longo processo pela frente. Inclusive, se mais usuários acabarem entrando com mais ações coletivas, a empresa pode ser “encurralada”. As consequências disso podem resultar em indenizações, esgaste e fim do suposto monopólio apontado pelos usuários que entraram com a ação contra a empresa.

Infelizmente, a Sony ainda não respondeu a quaisquer perguntas sobre este processo até agora. O caso foi apresentado ao Tribunal Distrital dos Estados Unidos, Distrito Norte da Califórnia (San Francisco). Infelizmente essas são as únicas informações de que dispomos até o momento. No entanto, a empresa certamente se pronunciará acerca do processo judicial. Assim, quando ela o fizer, traremos sua declaração.

As informações foram repassadas para o Bloomberg pelos próprios consumidores que entraram com a ação contra a Sony. Então, não sabemos se a empresa já recebeu alguma notificação acerca do processo. Além disso, não sabemos se a Sony comentará o caso. No entanto, esperamos uma “defesa” da empresa, das acusações de que estaria praticando monopólio e vendendo os jogos por um preço muito acima do que normalmente seria praticado no mercado de varejo para esses jogos.

Via: Gizmochina

Fonte

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Notamos que você usa um Adblock ativo!

A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso site. Por favor, deslique seu Adblock para que possamos gerar receitas através dos anúncios. Não vai sair do seu bolso. ;)