Automóvel

Toyota planeja recorde de produção para manter liderança em 2021

A Toyota Motor planeja manter a liderança global conquistada em 2020 sobre a Volkswagen, com recorde de produção e vendas em 2022. A gigante japonesa pretende produzir um total de 10,4 milhões de unidades globalmente combinando suas marcas Toyota e Lexus para o ano fiscal de 2022.

Toyota planeta recorde de produção para manter liderança em 2021

Esta será a primeira vez que o Grupo Toyota chegará a 10 milhões de unidades. A Toyota notificou seus principais fornecedores sobre seus planos de produção. Os fornecedores formarão suas estratégias de investimento até o ano fiscal de 2022 com base nessas informações.

A gigante automobilística japonesa espera que a China e os EUA impulsionem o mercado automotivo. A decisão da Toyota de aumentar a produção será sentida em toda a cadeia de suprimentos automotiva e provavelmente será uma grande força motriz para uma recuperação da produção no mundo pós-COVID.

Para efeito de comparação, o atual plano de produção da Toyota, encerrado em março de 2021, planejou um total de 9,5 milhões de unidades. Os planos para o ano seguinte prevêem a fabricação de 7,1 milhões de unidades no exterior e 3,3 milhões de unidades no Japão, de acordo com um documento interno que o Nikkei viu. A produção no exterior terá um salto de cerca de 10%, enquanto a produção no Japão aumentará em cerca de 3%.

Em 2020, a Toyota ultrapassou a Volkswagen em vendas, reconquistando a coroa como a montadora mais vendida do mundo pela primeira vez em cinco anos. Ele está determinado a mantê-lo assim, enquanto se prepara para entrar na era da eletrificação.

Os fornecedores de componentes preferem trabalhar com clientes com grandes pedidos, e o aumento da produção da Toyota provavelmente a colocará em uma posição vantajosa na aquisição de baterias e motores para veículos de próxima geração.

Atualmente, a escassez global de chips pesa sobre a produção das montadoras. Um executivo sênior da Toyota disse a Nikkei que a empresa espera que a aquisição de chips “seja normalizada no próximo ano e não haverá impacto” na produção.

Toyota planeta recorde de produção para manter liderança em 2021

A Toyota, que enfrentou uma séria escassez de suprimentos após o terremoto e tsunami no Japão, em 11 de março de 2011, desde então tem estocado peças em toda a cadeia de suprimentos, incluindo chips. Este plano de contingência parece ter diminuído o impacto da recente escassez de chips em comparação com rivais no exterior, como Volkswagen e General Motors.

A China e os EUA, os dois maiores mercados do mundo, desempenharão um papel de liderança na expansão da produção no ano fiscal de 2022. Na China, a Toyota planeja aumentar a produção de veículos elétricos e outros veículos de energia nova. A empresa e seu parceiro de joint venture Guangzhou Automobile Group planejam aumentar a capacidade da fábrica até 2022.

Nos Estados Unidos, onde o lançamento da vacina está progredindo, a empresa e a Mazda Motor abrirão em conjunto uma nova fábrica no estado do Alabama, no sul, durante o ano fiscal de 2021 até março próximo.

Enquanto isso, no Japão, a Toyota, no ano fiscal de 2022, planeja manter a linha de produção de 3 milhões de veículos que afirma precisar para manter os empregos no Japão. Espera-se o início da produção do Corolla Cross, um veículo utilitário esportivo e um novo Land Cruiser.

Fonte: Nikkei Asia


Fonte

Artigos relacionados

Usuários lendo agora...
Fechar
Botão Voltar ao topo

Notamos que você usa um Adblock ativo!

A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso site. Por favor, deslique seu Adblock para que possamos gerar receitas através dos anúncios. Não vai sair do seu bolso. ;)