Tecnologia

Tudo o que você perdeu: NASA coloniza a Lua, AMD apresenta novas placas gráficas, Cyberpunk 2077 está atrasado, Beeline está perdendo assinantes

⇡#O que há de novo na Rússia e no mundo?

Antes de mergulhar no turbilhão de eventos da semana passada, sugiro admirar a beleza cósmica fresca da NASA. Uma nova imagem da semana do Hubble mostra a galáxia NGC 34 na constelação de Cetus. Foi formada a partir da colisão de duas galáxias espirais – em processo de fusão, elas experimentam uma forte influência da interação gravitacional, o que explica essas formas bizarras nas imagens.

A estrutura em espiral é claramente visível na parte central da NGC 34, e regiões irregulares de fumaça podem ser vistas nos arredores. Não se esqueça de olhar a versão ampliada da imagem, ela mostra melhor os detalhes.

Aliás, outro dia a NASA publicou em seu blog um artigo fascinante com planos de explorar a Lua até o final desta década. Em suma, dois astronautas pousarão na região do Pólo Sul da Lua em 2024: um homem e uma mulher. Isso dará início a uma nova etapa na exploração da lua, que em seis anos deve se transformar em uma missão de exploração geológica em grande escala. Então, cerca de uma vez por ano, novos membros da missão chegarão à lua, e o rover de reconhecimento automático VIPER (Volatiles Investigating Polar Exploration Rover) ajudará as pessoas na busca por água e depósitos minerais. A sua entrega não será imediata, mas está prevista como missão comercial. Em geral, recomendo fortemente a todos os fãs de notícias do espaço que leiam as notícias completas no link acima – ainda há muitas coisas interessantes.

Bem, se não há minerais suficientes na lua, então há pelo menos um corpo celeste no sistema solar, cujo desenvolvimento já promete benefícios incríveis. De acordo com um novo estudo, o custo total dos fósseis presos nas entranhas do asteróide Psiquê é estimado em quatrilhões de dólares americanos. Este objeto está localizado no cinturão de asteróides principal entre as órbitas de Marte e Júpiter, a uma distância de 370 milhões de quilômetros da Terra e consiste em ferro e níquel. Além disso, é responsável por 1% da massa de todos os corpos do cinturão de asteróides. Se presumirmos que Psique é inteiramente composta de ferro e níquel, então seu valor a preços terrestres atuais pode chegar a 10 quintilhões de dólares americanos (0,000,000,000,000,000,000). E para verificar se isso é verdade ou não, a humanidade poderá muito em breve – em 2022, a NASA planeja enviar uma estação de pesquisa automática ao asteróide, que alcançará sua meta em 2026.

Mas, talvez, o tópico central da semana passada foi uma nova “batalha” entre a NVIDIA e a AMD. Este último, conforme prometido, apresentou oficialmente a série seis milésimos da Radeon, ou seja, o RX 6800, RX 6800 XT e RX 6900 XT. Esses novos produtos são construídos na arquitetura RDNA 2, que também é usada nos consoles de jogos da próxima geração. A própria AMD promete um aumento de duas vezes no desempenho em relação à geração anterior – pelo menos ao comparar o Radeon RX 6900 XT com o Radeon RX 5700 XT. Na apresentação, a AMD comparou o desempenho de sua Radeon RX 6800 XT com uma concorrente da NVIDIA – a GeForce RTX 3080, descobriu que a nova Radeon pode oferecer uma taxa de quadros semelhante, e às vezes melhor, com menos consumo de energia. Após a apresentação, outros resultados de testes foram publicados pela própria AMD, nos quais suas placas de vídeo foram novamente mais fortes do que suas contrapartes da NVIDIA. Ainda não existem testes reais, mas mesmo sem eles é claro que nos aguardam análises comparativas muito interessantes e discussões acaloradas nos fóruns. Como nos bons velhos tempos!

Resta acrescentar que os aceleradores Radeon RX 6800 e RX 6800 XT no design de referência começarão a ser vendidos em 18 de novembro a preços de 79 e 49, respectivamente. O novo produto carro-chefe Radeon RX 6900 XT feito pela própria AMD estará à venda em 8 de dezembro ao preço de 99. No entanto, nossos leitores nos comentários expressam temores de que o início das vendas possa ser tão escandaloso quanto o da NVIDIA.

Quanto às soluções não padronizadas, não estavam disponíveis em todas as lojas anunciadas e muitas vezes era impossível comprá-las separadamente, apenas como parte de um novo PC para jogos. A NVIDIA é criticada por todos, mas o fabricante não consegue resolver o problema, pelo menos por enquanto. Bem, vamos ver como a AMD lida com isso. Mas eu apostaria imediatamente na opção “de jeito nenhum” se alguma casa de apostas oferecesse tal evento.

Notícias ruins inesperadas nos chegaram da Polônia. O lançamento do tão esperado blockbuster Cyberpunk 2077 do estúdio CD Projekt RED foi adiado novamente, mas desta vez o adiamento é bem pequeno por apenas 21 dias – até 10 de dezembro de 2020. Como principal motivo, o desenvolvedor apontou dificuldades em preparar nove versões do game – para PC, consoles da atual e próxima geração, além da plataforma de streaming Google Stadia. Devido ao próximo lançamento, muitos funcionários terão que trabalhar horas extras. Mas, por isso, eles recebem não apenas dinheiro e fama, mas também ameaças reais. Os desenvolvedores foram de fato ameaçados por fãs furiosos. O anúncio foi feito pelo designer sênior de jogos Andrzej Zawadzki em sua conta no Twitter. Segundo ele, alguns fãs levaram a notícia do adiamento do lançamento do Cyberpunk 2077 muito perto de seus corações e mergulharam em ameaças aos desenvolvedores. Este é o outro lado de estar em contato próximo com seu público.

Apesar da pandemia e de uma diminuição natural da atividade em termos de fusões e aquisições, o final do ano torna-se bastante agitado com estes eventos. Na quinta-feira, o Sberbank (antigo Sberbank) anunciou a compra da Rambler. O Sberbank tornou-se acionista do Rambler Group em 2019, quando investiu na empresa em troca de 46,5 por cento de suas ações. O valor do negócio não foi mencionado na época, mas especialistas estimam que seja entre 9 e 11 bilhões de rublos. Em julho de 2020, o Sberbank aumentou sua participação para 55% e, na semana passada, comprou completamente o Rambler Group de Alexander Mamut.

Bem, desde que começamos a falar em perdas, não podemos deixar de mencionar Beeline, que perdeu quase um décimo de assinante em um ano. Ao final do terceiro trimestre de 2020, a operadora registrou queda de 7% na receita em relação ao mesmo período do ano anterior. Um dos principais motivos foi a queda acentuada da receita de roaming internacional, bem como a queda de 21% na receita de serviços de conteúdo. A base de assinantes “Beeline” no ano caiu 9%. A empresa atribui isso a um nível insuficiente de percepção da qualidade da comunicação e do serviço no passado. Qual é a redação, hein! Traduzido para a linguagem humana, isso significa que as pessoas estão fugindo de assinaturas pagas intrusivas e serviços de suporte lentos. No entanto, há esperança de que a rotatividade de assinantes tenha um efeito moderador sobre a operadora.

Bem, vamos terminar com o pacote de notícias da Apple. Em outubro, a empresa ultrapassou a marca de 1 bilhão de iPhones ativos. No entanto, há algum tempo (ou seja, desde 2018) a própria Apple deixou de relatar números exatos de vendas de dispositivos, então o recorde foi registrado pelo analista Neil Cybart. É significativo que isso tenha acontecido antes mesmo do início das vendas do iPhone 12. No entanto, eles podem não estar bem. Os primeiros usuários reclamam de alguns problemas, a saber, a tinta descasca rapidamente, o painel traseiro racha e você pode se cortar na borda. No entanto, em breve seremos capazes de confirmar ou negar isso por nossa própria experiência – uma amostra da nova geração do iPhone já está em nosso laboratório de testes.

Bem, a própria Apple pode perder mais de meio bilhão de dólares na sequência de um processo contra o troll de patentes VirnetX. Um júri federal em Tyler, Texas, decidiu que a Apple deveria pagar ao VirnetX 02,8 milhões de royalties por seu recurso VPN on Demand. O VirnetX, que não tem desenvolvimento próprio, mas está ativamente envolvido em litígios com empresas de tecnologia, exigiu inicialmente US $ 0,00 milhões. A Apple insistiu em uma compensação no valor de 19 centavos por dispositivo, o que totalizaria cerca de 13 milhões. Mas o júri indicou o valor com base em 84 centavos para um dispositivo.

Vale ressaltar que há alguns meses a Apple teve que pagar o mesmo VirnetX 54 milhões e a nova decisão não significa um aumento no valor dos pagamentos, mas um novo pagamento além do anterior. A empresa, entretanto, tem o direito de recorrer e, com certeza, o utilizará. Uma coisa é certa: a empresa de Cupertino definitivamente não poderá evitar o pagamento.

⇡#O que há de novo nas análises da 3DNews?

Para aqueles que perderam nossos artigos e análises na semana passada, a primeira coisa que eu recomendo são os textos do jogo, ou seja, as análises do jogo de ação Disc Room e Watch Dogs: Legion, bem como o último lançamento do Gamesblender. Depois disso, você pode ir direto para a edição especial do “computador do mês”, na qual testamos a montagem com a GeForce RTX 3070 e comparamos com os sistemas de jogos do passado. Bem, então você já pode se familiarizar com outras publicações: uma visão geral dos processadores Core i7-10700K e Intel Core i9-10850K, as placas de vídeo NVIDIA GeForce RTX 3070 Founders Edition e Palit GeForce RTX 3070 GamingPro OC, bem como as placas de vídeo Synology DS220 + NAS.

Há algo para ler para os fãs de dispositivos móveis. Esta é, por exemplo, uma análise do smartphone vivo V20 SE, bem como testes dos laptops ASUS TUF Gaming A17 e Dell G7 17 (7700). Bem, no final, como sempre, há cinco edições anteriores do resumo semanal:

  • Tudo o que você perdeu: o Departamento de Justiça dos EUA processa o Google, o bitcoin está de volta, a Huawei revelou o carro-chefe do smartphone Mate 40.
  • Tudo o que você perdeu: quatro modelos do iPhone 12, novos testes para a equipe da ISS e a interrupção do acordo entre o Tinkoff Bank e o Yandex.
  • Tudo o que você perdeu: a ISS ainda não consegue consertar vazamentos de ar, Baldur’s Gate 3 entra no Early Access, a AMD está apresentando os processadores Ryzen 5000.
  • Tudo o que você perdeu: outro vazamento de ar da ISS, um Elon Musk ofendido e um grande anúncio de smartphones e um alto-falante inteligente do Google.
  • Tudo o que você perdeu: a Microsoft vai comprar a Bethesda, a Yandex vai adquirir a Tinkoff e o bloqueio de recursos indesejados da Internet será simplificado.

Isso é tudo! Cuide-se e tente ler apenas boas notícias de fontes confiáveis.

Fonte

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo