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Turismo. Cazaquistão apropria-se de frase de Borat para se promover

O Cazaquistão apropriou-se da frase mais conhecida da personagem “Borat”, a que o actor britânico Sacha Baron Cohen dá vida e que foca nas desventuras americanas de um jornalista cazaque fictício que dá uma imagem negativa da antiga república soviética. Numa atitude inesperadas, as autoridades cazaques querem capitalizar o sucesso do segundo filme da série para promover o turismo no país da Ásia Central.

“Very nice! (Muito bom!)”, a célebre frase usada pela personagem, cujo segundo filme estreou no dia 23 de Outubro na plataforma de streaming Amazon Prime Video, tornou-se agora no novo slogan da campanha nacional para atrair turistas ao país da Ásia Central.

“A reação violenta (das autoridades) só aumenta o interesse pelo filme e favorece o jogo para a equipa de Cohen. Por isso decidimos usar o inevitável a nosso favor. Apoiamos a campanha e assumimos a sua promoção internacional”, disse em entrevista à Efe o vice-presidente da Companhia Nacional de Turismo do Cazaquistão, Kairat Sadvakassov.

Reviravolta inesperada

Desde a estreia do segundo filme de Borat, que mais uma vez passa uma imagem negativa do país, a Companhia Nacional de Turismo lançou uma série de vídeos comerciais sobre a natureza, o povo e a gastronomia do país, que contam também com a participação de cidadãos estrangeiros que moram no Cazaquistão.

O primeiro vídeo publicado no canal da empresa estatal no Youtube, Kazakhstan Travel, no dia 26 de Outubro, já foi visto mais de 780.000 visualizações.

O responsável pela ideia foi Dennis Keen, um americano, da Califórnia, que mora no Cazaquistão, onde trabalha como etnógrafo e guia turístico em Almaty, a segunda maior cidade do país: “A campanha ‘Very Nice’ não fala sobre o filme em si. É sobre pegar numa imagem negativa do Cazaquistão e transformá-la em algo positivo”, disse à Efe o também responsável pelo projeto WalkingAlmaty.com.

Um slogan perfeito

De acordo com Keen, o Cazaquistão devia “adoptar uma abordagem alegre do filme e do slogan de Borat”: “Very nice! Essa frase é perfeita para descrever o país. A frase é tão versátil: os cazaques são amigáveis (Very nice!), a gastronomia é espectacular (Very nice!), a natureza é impressionante (Very nice!). Simplesmente funciona, embora ainda seja uma sarcástica referência ao filme que todos conhecem “, afirmou o especialista.

O americano relembrou, ainda, uma viagem que fez à Califórnia. Cada vez que mencionava o Cazaquistão ouvia frases do filme, que eram pronunciadas com a mesma entoação de Borat e foi aí que surgiu a ideia de criar a campanha.

O Cazaquistão real

O próprio Sacha Baron Cohen já está a par desta campanha que utiliza a sua frase, e assinalou, numa mensagem partilhada no Instagram da sua esposa, a actriz Isla Fisher, que os seus filmes não procuram ofender o Cazaquistão.

“É uma comédia e o Cazaquistão que apresento no meu filme não tem nada a ver com o país real. Escolhi o Cazaquistão porque nos Estados Unidos ninguém sabe nada sobre o Cazaquistão, o que nos permitiu criar um mundo selvagem, falso, uma comédia. O verdadeiro Cazaquistão é um país magnífico com um povo moderno e orgulhoso”, disse.

No entanto, o vice-presidente da Companhia Nacional de Turismo do Cazaquistão não está satisfeito com isso e disse à Efe que está a tentar entrar em contacto com Cohen para que ele participe na campanha: “Queremos propor várias formas de cooperação, como viajar ao Cazaquistão para que ele possa ver o país com seus próprios olhos, e lançarmos um projeto conjunto”, revelou Sadvakassov, que acredita que Cohen vai aceitar a proposta.

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