Automobilismo

Um olhar no futuro da F1 com os pneus de 18 polegadas para os carros de 2022

Rodas de 18 polegadas

Uma das características mais relevantes da Fórmula 1® em 2022 serão os novos pneus Pirelli de 18 polegadas, adaptados aos novos carros apresentados ontem.

É o tamanho do aro que muda, acrescentando 5 polegadas ao diâmetro que prevalece nas corridas de Grande Prêmio desde os anos 1960; com pneus compactos e muito largos com um flanco mais amplo que mantiveram a Fórmula 1® na pista por mais de meio século.

Agora é hora de mudar para uma abordagem mais moderna. Com uma ênfase maior na proximidade tecnológica do produto de carro de passeio, bem como na estética, o novo pneu P Zero F1® tem a mesma largura de banda de antes (305 milímetros na frente e 405 milímetros atrás), mas um pouco maior no diâmetro total, que cresce de 660 milímetros para 720 milímetros. A mudança mais significativa é uma redução na parede lateral, que agora se assemelha à dos pneus Pirelli de baixo perfil que por anos foram a escolha preferida dos carros de passeio líderes em desempenho no mundo.

Este novo perfil mudará o comportamento dos carros de Fórmula 1® na pista, tornando-os mais precisos ao mudar de direção. Dos testes realizados até agora – tanto no seco como no molhado – o feedback dos pilotos foi positivo e os novos pneus vão contribuir para corridas ainda mais competitivas, com carros menos sensíveis à turbulência aerodinâmica enquanto seguem uns atrás dos outros. A parede lateral mais baixa também significa que o pneu terá menos flexão, logo terá menos impacto na aerodinâmica geral do carro. Tudo isso deve favorecer a competição acirrada.

Os compostos para os pneus de 18 polegadas também serão completamente novos, para garantir a máxima consistência e menos sobreaquecimento. Cinco níveis de compostos estarão disponíveis para a temporada de 2022 da Fórmula 1, três dos quais serão escolhidos para cada fim de semana de corrida; exatamente como é o caso atualmente.

Ao passar de 13 para 18 polegadas, a Pirelli é a única fabricante de pneus que competiu na Fórmula 1® com todos os tamanhos de rodas que fizeram parte da história do Campeonato Mundial. É uma história que começou em 1950, graças às primeiras vitórias e títulos da Pirelli com a Alfa Romeo, Ferrari e Maserati: carros de Fórmula 1® com motor dianteiro que rodavam com pneus altos e estreitos. Com o passar do tempo, o esporte mudou para pneus de 13 polegadas, antes da Pirelli embarcar em sua era atual como Parceira Global de Pneus da Fórmula 1® em 2011. Em 2017, a Pirelli inovou ao apresentar pneus 25% mais largos do que os anteriores, proporcionando uma área maior de contato com o solo e mais aderência, o que por sua vez resultou em recordes de voltas sendo reduzidos em todo o mundo.

Agora, outro novo capítulo é aberto com pneus de 18 polegadas: uma nova dimensão na qual a Pirelli tem o privilégio de acompanhar a Fórmula 1® no futuro.

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.




Fonte

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Notamos que você usa um Adblock ativo!

A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso site. Por favor, deslique seu Adblock para que possamos gerar receitas através dos anúncios. Não vai sair do seu bolso. ;)