Automóvel

VW registra 2 milhões de motores EA211 produzidos em São Carlos

A Volkswagen do Brasil anunciou que sua unidade de São Carlos (SP) atigiu a marca de 2 milhões de motores EA211 produzidos. São cerca de 900 mil unidades rodando em solo nacional e exportadas para seis países em quatro continentes. Os motores TSI fazem parte da família EA211, que acaba de atingir a marca de 2 milhões de motores produzidos na fábrica da Volkswagen em São Carlos (SP).

Lançada em 2015, a motorização TSI da Volkswagen foi a pioneira do segmento no Brasil, trazendo o primeiro motor de 1 litro com turbo, injeção direta e flex. Os motores turbo flex TSI se destacam ao associar desempenho a um baixo consumo de combustível.

Os motores dessa familia são utilizado em diversos modelos como Polo, Virtus, up!, Nivus, T-Cross, Tiguan e o próximo lançamento na ofensiva de SUVs da marca, o VW Taos. O novo modelo irá oferecer a melhor relação peso/torque do segmento, acelerando de 0 a 100 km/h em 9,3 s e com velocidade máxima de 194 km/h.

Motor TSI

Os motores EA211 ficaram menores e mais leves com a adoção de bloco e cabeçote feitos em alumínio. A sigla TSI (Turbo com Injeção Direta) é acompanhada de números como 170 TSI, 200 TSI, 250 TSI e 350 TSI, que representam o torque gerado pelo motor em newton/metro, independentemente do tipo de combustível utilizado.

Família EA211

A família de motores EA211 começou a ser produzida em 2013, trazendo novidades como o sistema E-Flex, que dispensa o uso do tanquinho de gasolina para partida a frio e ainda conta com evoluções tecnológicas que priorizam a eficiência e a performance. O motor foi projetado de forma a reduzir o peso e o atrito interno, trazendo bloco e cabeçote desenvolvidos totalmente em alumínio. Além disso, a configuração conta com quatro válvulas por cilindro e sistema variável de válvulas na admissão. Os avanços tecnológicos no motor permitem controlar melhor a temperatura devido a menor folga entre as peças móveis. Isso ajuda a otimizar o aproveitamento de energia e a tornar o motor mais eficiente.

Sobre a fábrica da Volkswagen em São Carlos

Inaugurada em 12 de outubro de 1996, a fábrica de motores de São Carlos é uma das principais plantas do Grupo Volkswagen. Localizada no interior do estado de São Paulo, a fábrica tem área total de 730 mil m² e 87 mil m² de área construída. Ao longo de seus mais de 20 anos, a unidade passou por diversas etapas de ampliação, tendo sua área construída atual em 87 mil m², um aumento de mais de 200% desde 1996. Sua área produtiva inclui linhas de usinagem de blocos, cabeçotes e virabrequim , além linhas de montagem de cabeçotes e motores.


Fonte

Artigos relacionados

Usuários lendo agora...
Fechar
Botão Voltar ao topo

Notamos que você usa um Adblock ativo!

A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso site. Por favor, deslique seu Adblock para que possamos gerar receitas através dos anúncios. Não vai sair do seu bolso. ;)